Lesões de quadril

Principais lesões e patologias que acometem a região da articulação entre o fêmur e a bacia (quadril).

Tratamentos para quadril

Fraturas do fêmur

As fraturas do fêmur proximal acontecem, principalmente, de duas formas: a fratura do colo do fêmur e a fratura transtrocanteriana. Ambas são graves, especialmente em idosos, e exigem atendimento e tratamento imediato.

Desgaste/artrose do quadril

A artrose do quadril é uma das principais causas de dor e limitação de movimentos. Com diagnóstico precoce e tratamento personalizado, é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Osteonecrose da cabeça do fêmur

A osteonecrose da cabeça do fêmur é uma condição que pode comprometer seriamente a mobilidade do quadril. O diagnóstico precoce faz toda a diferença para evitar a progressão e preservar a articulação.

Bursite trocantérica

A tendinite glútea e bursite trocanterica são causas comuuns de dor lateral no quadril.Com o tratamento adequado, é possível aliviar os sintomas e retomar sua rotina com conforto e segurança.

Lesões posteriores da coxa

Musculos responsáveis dobrar o joelho — são comuns em esportes como futebol e corrida. Quando não tratadas corretamente, podem se tornar recorrentes. Uma avaliação cuidadosa ajuda a identificar a gravidade e guiar um plano de reabilitação eficaz.”

Impacto femoroacetabular (IFA)

O impacto femoroacetabular é uma causa frequente de dor no quadril em jovens e adultos ativos. Quando identificado precocemente, o tratamento pode evitar lesões na cartilagem e preservar a articulação

Fraturas da bacia

As fraturas do acetábulo e do anel pélvico são lesões que acometem a “bacia” e costumam acontecer em traumas de maior energia. São consideradas fraturas potencialmente graves, pois podem estar associadas a sangramentos internos e outras lesões.Por isso, exigem avaliação imediata, muitas vezes em ambiente hospitalar, com equipe especializada e tratamento bem planejado para preservar a função do quadril e a estabilidade da pelve.

Pubalgia

A dor na região pubica muitas vezes confundida com outras lesões musculares, urológicas ou ginecológicas.É comum em atletas e também durante a gestação. Com uma avaliação especializada e um bom plano de tratamento, é possível aliviar os sintomas e devolver estabilidade à região pélvica.

Dor glútea profunda

A dor glútea profunda pode ter diversas causas, como síndrome do piriforme ou compressões nervosas. A avaliação especializada é essencial para identificar o problema e indicar o tratamento mais eficaz.

Fraturas por estresse

A fratura por estresse do fêmur é uma lesão por sobrecarga, comum em corredores e atletas de alto rendimento. Ela pode começar com uma dor discreta na coxa ou quadril e evoluir sem um trauma específico. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e garantir o retorno seguro às atividades.

Conheça o
Dr Renan Rigonato

 Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia – Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC- FMUSP)

Fellowship em Cirurgia de Quadril – Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC- FMUSP)

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Associação Médica Brasileira (AMB)

Preceptor dos Residentes de Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP)

Aproveite agora um atendimento de excelência

Atendimento ortopédico especializado, focado no diagnóstico preciso, prevenção e tratamento de dores, lesões e condições musculoesqueléticas.