Prótese total do quadril

Pós operatório precoce

Nas primeiras 24 horas após a cirurgia o foco é iniciar a movimentação de forma segura e controlada.

Ainda no hospital, você será estimulado a mexer o quadril, o joelho e o tornozelo, além de contrair os músculos do abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas. Esses movimentos simples ajudam a melhorar a circulação e prevenir a trombose venosa profunda (TVP).

Logo que possível, idealmente dentro de 24horas, o paciente começa a sentar-se, ficar em pé e caminhar com auxílio de um andador ou muletas, sempre com supervisão do fisioterapeuta do hospital.

Também são reforçadas as posições seguras — evitando movimentos que possam levar ao deslocamento da prótese (quando ela sai do lugar).

Os exercícios iniciais devem ser feitos de forma lenta e repetida várias vezes ao dia, dentro do seu limite de conforto.

Um leve desconforto é esperado, mas não deve impedir a prática. O importante é realizar os movimentos sozinho, respeitando seu ritmo..

Movimentos e exercicios incentivados

1) Movimentação do tornozelo

De barriga para cima, com as pernas esticadas e relaxadas. Em seguida, movimente os pés para cima e para baixo (como se estivesse acelerando um carro) e empurre o joelho para baixo, contraindo ao máximo a musculatura da coxa.

Esse movimento simples estimula a circulação sanguínea e ajuda a prevenir complicações como a trombose venosa profunda (TVP).

Idealmente fazer 10 a 15 movimentos, várias vezes ao dia.

2) Movimentos de coxa

1️⃣ Flexão do joelho
Deite-se de barriga para cima, com as pernas esticadas. Lentamente, dobre o joelho, deslizando o calcanhar sobre a cama em direção ao quadril, e depois estique novamente.

 Faça o movimento devagar, sem dor, e repita 10 vezes.

2️⃣ Extensão do joelho com apoio no calcanhar
Deite-se com a perna esticada e coloque uma pequena almofada ou toalha enrolada sob o calcanhar, deixando o joelho levemente elevado. Em seguida, empurre o joelho para baixo, contraindo bem a coxa, mantendo por 5 a 10 segundos, e relaxe.

Repita 10 vezes, várias vezes ao dia.

3) Movimentos de core e extensão do joelho

De barriga para cima,o joelho levemente dobrado e o calcanhar apoiado na cama. Em seguida, tente esticar a perna, mantendo-a em extensão o e a coxa contraída.

Segure essa posição por 5 a 10 segundos e depois abaixe lentamente até apoia-la na cama novamente.

Repita 10 vezes, conforme sua tolerância.